fbpx

Na Educação Infantil as crianças adentraram em alguns processos de alfabetização, considerando que no mundo contemporâneo estamos repletos de signos que remetem a significados e que é por meio deles que, enquanto humanos, nos comunicamos e compreendemos. No 1º ano do Ensino Fundamental a criança é portadora de conhecimentos que não podem ser relegados para segundo plano. Há que valorizar todo o seu saber considerando que será a partir deste que ela vai construir, reconstruir, significar e resignificar toda a sua visão de mundo, ou seja, construir novos conhecimentos. O papel da escola é, sem dúvida, o de alargar o seu universo linguístico, estético e reflexivo promovendo momentos de permanente recognição, de criação de novos significados.

A construção da leitura e escrita permitir-lhes-á ter acesso a novos registros que vão muito além do que se observa e escuta. A leitura permitirá a sua escuta interna, o viajar por seu mundo imaginário, o criar novos personagens fantásticos que, mais tarde, tomarão corporeidade. Na escrita eles descobrirão que podem se comunicar com quem está perto e com quem está longe, que podem registrar para não se esquecer, escrever ideias próprias, histórias, notícias, receitas, enfim tantas outras coisas, e também que as podem reescrever se, posteriormente, descobrirem outros caminhos de pensamento. Pela leitura as crianças acessarão às diversas áreas do saber: ao mundo da Ciência, da História, da Geografia, da Arte, do pensamento Matemático (os números, a álgebra, a geometria, as grandezas e médias, as probabilidades e estatísticas). Pela escrita elas poderão registrar o desenvolvimento de suas aprendizagens, o que na idade em que se encontram elas desejam muito demonstrar.

No CIEIC, o 1º ano do Ensino Fundamental é tratado como um momento de transição muito importante na vida das nossas crianças onde a exploração e o lúdico não podem estar ausentes. Valorizamos a contação de histórias, a leitura dos diferentes gêneros textuais feita pelos professores, a exploração e concretização de desafios matemáticos. Visando à formação completa do cidadão, valorizamos uma aprendizagem com projetos, numa perspetiva transdisciplinar e interdisciplinar, pautada em princípios éticos, estéticos e políticos onde a inserção de recursos tecnológicos variados surgem como mais um dos instrumentos de acesso a novos conhecimentos.


Organização Curricular do Ensino Fundamental:

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • História
  • Geografia
  • Língua Inglesa
  • Artes Plásticas
  • Xadrez
  • Educação Física- Natação e Iniciação Desportiva.



Mapas de Conteúdo 1º Ano
      Download Arte (pdf)
      Download Disciplinas Integradas 1 (pdf)
      Download Disciplinas Integradas 2 (pdf)
      Download Disciplinas Integradas 3 (pdf)
      Download Disciplinas Integradas 4 (pdf)


Lista de material individual e de Livros 2019 - 1º Ano
      Download Lista de Material (pdf)


Calendário de 2019
      Download Calendário (pdf)